segunda-feira, 8 de abril de 2013


A arte e suas funcionalidades: como entender e como ensinar

A arte é inspiradora e questionadora, provoca sensibilidade e inquietação. Muitas vezes é considerada bela e, outras vezes, sua intenção é trazer a tona polêmicas quanto a sua apresentação, sua intencionalidade.  A arte se libertou de seu caráter puramente representativo de uma realidade. O academicismo na arte deu lugar a técnicas contemporâneas, quando o artista tem liberdade criativa para expor seus pensamentos,  seus devaneios e intuições.

                A arte passou a ter um papel de transmitir ao observador, um senso crítico. Sendo nesse sentido, uma importante ferramenta educacional que formará um cidadão consciente e questionador. Uma pessoa educada artisticamente certamente não aceitará imposições desargumentadas, tendo condições de se tornar um formador de opinião com plena capacidade questionadora.

                Ensinar Arte é descondicionar o olhar, muitas vezes preconceituoso, engessado e preguiçoso da maioria das pessoas que não foram sensibilizadas no real sentido da arte. Estimular a criatividade individual do aluno, favorece a liberdade de expressão, tanto no fazer, quanto no contemplar. A fruição, neste caso, acontece naturalmente sem a necessidade de imposição intelectualizada, favorecendo um aprendizado motivado pelo encantamento e pela informação, que muitas vezes não estão estampadas na obra. É quando acontece um maior interesse pela teoria, ao se perceber a importância da história da arte.

                A história da Arte se faz essencial para fornecer ao aluno um conteúdo teórico que contextualize a produção artística à situação sócio-político-econômico numa determinada época da humanidade. Quando se aprender a enxergar as “entrelinhas” da obra artística, haverá a possibilidade de melhor compreender o mundo a nossa volta, sem o senso estético comum de considerar arte, somente o que se acha belo.

Regina Sá
Wellington Cordeiro

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