A ARTE E SUA DIVERSIDADE: Como entender e como ensinar?
A diversidade artística em si já trás consigo uma
complexidade muito grande no que diz respeito ao fazer artístico em sala de
aula. É fundamental que o professor consiga despertar no aluno o interesse pela
atividade seja da leitura de uma obra, seja na releitura da mesma, seja na
criação e na elaboração de técnicas artísticas. Para os alunos de Ensino Fundamental 2 e Médio esse despertar
torna-se ainda mais inererente quando surgem os questionamentos do tipo: “Pra
que estudar isso, professor?” ; “ Isso cai no ENEM?”
Essas e outras perguntas perpetuam na sala de aula por um
bom tempo. Cabe ao professor mostrar que o ensino da arte transforma o ser
humano num ser criativo e inovador, onde as possibilidades de conhecimento são
infinitas. Observar uma obra de arte com olhar de primeridade e depois fazer essa mesma observação através
de um conhecimento mais profundo, faz com
que esse aluno perceba a importância desse estudo. Saber em que contexto
cultural, social, politico e temporal essa obra foi criada, por exemplo, torna a maior a importância desse estudo e
pesquisa.
Logo é impressindível que o professor elabore
uma linha de aprendizagem onde o aluno
seja elemento central nessa descoberta da
expectativa do conhecimento vá além dos muros da escola e se depare em museus,
exposições e mostras de arte. Essas expectativas de aprendizagem serão
alcançadas por intermédio dos conteúdos selecionados para o ensino de Arte, que
estão ordenados de maneira que o aluno possa, de modo interligado, apreciar
(ler e interpretar) as variadas formas de representações artísticas; entender a
arte na sociedade em suas diferentes linguagens; experimentar o fazer
artístico; exercitar e estudar os elementos formais e a composição com as
linguagens artísticas.
Salvadora de Oliveira Cruz e Rosemary Santana
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