segunda-feira, 8 de abril de 2013

O aluno como elemento central no ensino da arte


A ARTE E SUA DIVERSIDADE: Como entender e como ensinar?

 

A diversidade artística em si já trás consigo uma complexidade muito grande no que diz respeito ao fazer artístico em sala de aula. É fundamental que o professor consiga despertar no aluno o interesse pela atividade seja da leitura de uma obra, seja na releitura da mesma, seja na criação e na elaboração de técnicas artísticas. Para os alunos de  Ensino Fundamental 2 e Médio esse despertar torna-se ainda mais inererente quando surgem os questionamentos do tipo: “Pra que estudar isso, professor?” ; “ Isso cai no ENEM?”

Essas e outras perguntas perpetuam na sala de aula por um bom tempo. Cabe ao professor mostrar que o ensino da arte transforma o ser humano num ser criativo e inovador, onde as possibilidades de conhecimento são infinitas. Observar uma obra de arte com olhar de primeridade  e depois fazer essa mesma observação através de um conhecimento mais profundo, faz com  que esse aluno perceba a importância desse estudo. Saber em que contexto cultural, social, politico e temporal essa obra foi criada, por exemplo,  torna a maior a importância desse estudo e pesquisa.

 Logo é  impressindível que o professor elabore uma  linha de aprendizagem onde o aluno seja elemento central  nessa descoberta da expectativa do conhecimento vá além dos muros da escola e se depare em museus, exposições e mostras de arte. Essas expectativas de aprendizagem serão alcançadas por intermédio dos conteúdos selecionados para o ensino de Arte, que estão ordenados de maneira que o aluno possa, de modo interligado, apreciar (ler e interpretar) as variadas formas de representações artísticas; entender a arte na sociedade em suas diferentes linguagens; experimentar o fazer artístico; exercitar e estudar os elementos formais e a composição com as linguagens artísticas.
Salvadora de Oliveira Cruz e Rosemary Santana

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