segunda-feira, 15 de abril de 2013


Quais os danos causados no aprendizado?

Como a escola pode atuar para combater uma violência que é física?

 

Todos os professores que lidam com crianças e jovens sabem que eles podem ser violento e extremamente e destrutivo. Debochando uns dos outros, criando os apelidos mais estranhos, reparando nas mínimas "imperfeições" - e não perdoando  nada.

Nos ambientes escolares, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são comuns. Esse comportamento não é novo, portanto precisamos mudar. As provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying.

A característica dessa agressão é ser sempre intencional. Mais recentemente, a tecnologia deu nova roupagem ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.

            Os alunos que são submetidos a esse tipo de violência acabam tendo déficit em seu aprendizado, com isso precisamos utilizar várias estratégias para permear esses traumas.

A escola pode atuar motivando sempre seu aluno a expressar seu potencial artístico em apresentações teatrais, musicais, em danças assim tornando-os capazes de superar e passar para uma nova etapa na sua vida escolar.

Alunas:

Cátia Júlio

Claudia Eleonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário