segunda-feira, 1 de abril de 2013

Inclusão


Estamos preparados ou não, para inclusão das necessidades especiais?
 Como o ensino da Arte pode colaborar nessa missão?
 
No caso específico dos alunos com necessidades especiais, ao utilizar instrumentos que permeiem a aprendizagem, promovendo a compreensão profunda no comportamento e na atitude da escola e a família como um todo.

A arte é uma disciplina sensível que permite essa construção do conhecimento por pessoas que envolvam os alunos ao ponto de permitir a inclusão de todos os alunos.

Para construir uma consciência inclusiva é fundamental que as famílias tenham autonomia para cuidar das questões relacionadas as necessidades especiais de seus filhos. Em uma sociedade inclusiva, as famílias de aluno com deficiência devem estar presentes em todo os momentos, participar das decisões, fazer valer os seus direitos e lutar por melhores condições de vida para todos.

Uma escola inclusiva se caracteriza por aceitar, respeitar e valorizar alunos com diferentes características: meninos e meninas, altos e baixos, gordos e magros, pobres e ricos, negros, índios, cegos surdos em cadeira de rodas, usando aparelho de ouvido com doença crônica...

A inclusão precisa de um olhar especial por todos da escola, para verdadeiramente acontecer.

Alunas:

Cátia Júlio

Rosemary

Claudia Eleonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário