Estamos preparados ou não, para inclusão das necessidades especiais?
Como o ensino da Arte pode colaborar nessa missão?
No caso específico dos
alunos com necessidades especiais, ao utilizar instrumentos que permeiem a
aprendizagem, promovendo a compreensão profunda no comportamento e na atitude
da escola e a família como um todo.
A arte é uma disciplina
sensível que permite essa construção do conhecimento por pessoas que envolvam
os alunos ao ponto de permitir a inclusão de todos os alunos.
Para construir uma
consciência inclusiva é fundamental que as famílias tenham autonomia para
cuidar das questões relacionadas as necessidades especiais de seus filhos. Em
uma sociedade inclusiva, as famílias de aluno com deficiência devem estar
presentes em todo os momentos, participar das decisões, fazer valer os seus
direitos e lutar por melhores condições de vida para todos.
Uma escola inclusiva se
caracteriza por aceitar, respeitar e valorizar alunos com diferentes
características: meninos e meninas, altos e baixos, gordos e magros, pobres e
ricos, negros, índios, cegos surdos em cadeira de rodas, usando aparelho de
ouvido com doença crônica...
A inclusão precisa de um
olhar especial por todos da escola, para verdadeiramente acontecer.
Alunas:
Cátia Júlio
Rosemary
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