terça-feira, 26 de março de 2013

O desafio da Inclusão nas escolas


A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. O paradigma da inclusão vem ao longo dos anos , buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular. É preciso fazer algo para que a inclusão realmente aconteça. É necessário identificar o problema, fornecer soluções, e o mais importante é o comprometimento dos educadores em fazer a diferença e realmente fazer a inclusão, usando de recursos físicos e os meios materiais para a efetivação de um processo escolar de qualidade.

 

  Devem dar prioridade ao desenvolvimento de novas atitudes e formas de interação na escola, exigindo mudanças no relacionamento pessoal e social e na maneira de se processar a aprendizagem.

  Entendemos que a escola inclusiva é benéfica não somente para aquelas crianças que

têm necessidades educacionais especiais, mas, sim para todas as crianças. Visto que na

medida em que a escola proporciona a todos seus alunos à oportunidade de conviver com a diversidade e com as diferenças, está preparando os alunos para a vida em sociedade.

 

   A arte constitui um processo complexo envolvendo diversos elementos da experiência

de um indivíduo, transformando-os em um novo significado ou forma expressiva. É um

instrumento gerador de desenvolvimento e aprendizagem, permitindo uma diversidade de possibilidades, habilidades e atitudes.

   A arte pode colaborar muito pois desenvolvem todos esses sentidos nas crianças, trazendo coordenação motora, equilibrio, tranquilidade a arte é um processo no qual as crianças com necessidades especiais tem que vivenciar para seu desenvolvimento.

 

 

Noêmia Azevedo

5º Período Artes Visuais

 

 

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