A inclusão é um
movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na
busca dos seus direitos e lugar na sociedade. O paradigma da inclusão vem ao
longo dos anos , buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam
o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular. É preciso
fazer algo para que a inclusão realmente aconteça. É necessário identificar o problema,
fornecer soluções, e o mais importante é o comprometimento dos educadores em
fazer a diferença e realmente fazer a inclusão, usando de recursos físicos e os
meios materiais para a efetivação de um processo escolar de qualidade.
Devem dar prioridade ao desenvolvimento de
novas atitudes e formas de interação na escola, exigindo mudanças no
relacionamento pessoal e social e na maneira de se processar a aprendizagem.
Entendemos que a escola inclusiva é benéfica
não somente para aquelas crianças que
têm necessidades
educacionais especiais, mas, sim para todas as crianças. Visto que na
medida em que a escola
proporciona a todos seus alunos à oportunidade de conviver com a diversidade e
com as diferenças, está preparando os alunos para a vida em sociedade.
A arte
constitui um processo complexo envolvendo diversos elementos da experiência
de um indivíduo,
transformando-os em um novo significado ou forma expressiva. É um
instrumento
gerador de desenvolvimento e aprendizagem, permitindo uma diversidade de
possibilidades, habilidades e atitudes.
A arte
pode colaborar muito pois desenvolvem todos esses sentidos nas crianças,
trazendo coordenação motora, equilibrio, tranquilidade a arte é um processo no
qual as crianças com necessidades especiais tem que vivenciar para seu
desenvolvimento.
Noêmia Azevedo
5º Período Artes
Visuais
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