segunda-feira, 4 de março de 2013


A Arte liberta o homem
Arte é toda forma de exteriorizar nossos sentimentos e anseios. Nossa inquietação. É através da arte que transmitimos aspectos culturais e informativos de nosso tempo, que por meio de diversas formas de manifestação, perpassa as fronteiras do tempo. Muitas vezes, o artista está além de seu tempo.

A arte ao longo da história sempre foi primordial como forma de comunicação entre as pessoas. Na pré-história já se utilizavam de figuras desenhadas nas cavernas para se deixar um registro de fatos importantes e, que, mereceram, por fim, o interesse de se registrar e perpetuar para as próximas gerações, o que felizmente se eternizou resistindo ao longo tempo de criação, estando a nossa disposição até os dias atuais.

A arte é imprescindível, pois ela liberta o homem. Através do conhecimento artístico o homem passa a ter acesso a um mundo de liberdade de expressão, de criatividade, de senso crítico, de respeito, de cultura de um modo geral. A arte, dentro do novo conceito que difere da antiga concepção de educação artística, veio para desmistificar a idéia de reprodução, de falta de criatividade e de engessamento.

O desafio da arte na escola é incentivar a criatividade, de transformar o modo de enxergar o mundo a sua volta. O mundo contemporâneo proporciona uma enxurrada de informações e de imagens, que na maior parte das vezes, não são produzidas para serem analisadas, mas sim, degustadas superficialmente.

A escola não deve se preocupar com o ensino técnico de arte, a técnica deve ser procurada por aqueles que buscam o conhecimento para se manifestar artisticamente. A escola deve fornecer subsídios para que os alunos desenvolvam a capacidade de percepção dos mais diversos aspectos do conhecimento.  

 Wellington Cordeiro
Artes visuais – 5º período

Um comentário: