segunda-feira, 25 de março de 2013

O DESAFIO DA INCLUSÃO


UNIFLU-CAMPUS II

5°PERÍODO-ARTES VISUAIS

ALUNAS:NEIDE MELILA E GESSIANA DIAS

 

 

 

                           O  DESAFIO DA INCLUSÃO

 


A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais representa um desafio para os professores que os recebem e requer um investimento da escola, enquanto instituição, na organização e implementação de uma escola aberta a todos.

A construção de uma escola inclusiva requer um desejo coletivo de mudança, de enfrentamento de barreiras e, principalmente, uma constante busca visando a aprendizagem de  todos. Uma escola inclusiva é uma construção de possibilidades e de saberes.

Desse modo, necessitamos ouvir os professores que recebem esses alunos, conhecer os desafios que enfrentam e as alternativas por eles encontradas. Muitos professores consideram que a ausência de disciplinas, durante os cursos de formação, é um empecilho para trabalhar com alunos que apresentem necessidades educacionais especiais. Porém outras posturas são assumidas frente à inclusão, e precisamos conhecê-las melhor. Aceitar o desafio da inclusão é ir além, é ultrapassar barreiras, e a mais conhecida delas é a ausência de formação para trabalhar com alunos cujas necessidades educacionais especiais não foram abordadas durante o curso de magistério ou de graduação.

 Desta forma, a educação inclusiva e o ensino de arte têm como principal desafio acolher todos os alunos e oferecer a eles as mesmas oportunidades educacionais e artísticas,promovendo o processo ensino-aprendizagem,além de também trabalhar com as diferenças dificuldades e limitações individuais nas suas mais diversas relações no interior da instituição escolar.Para que isso se efetive é necessário abandonar as ideias inativas e as teorias evolucionistas e genéticas, que acreditam na concepção imutável, pronta e acabada do homem, da sociedade e da educação.

 

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