UNIFLU-CAMPUS
II
5°PERÍODO-ARTES
VISUAIS
ALUNAS:NEIDE
MELILA E GESSIANA DIAS
O DESAFIO DA INCLUSÃO
A inclusão de alunos com
necessidades educacionais especiais representa um desafio para os professores
que os recebem e requer um investimento da escola, enquanto instituição, na
organização e implementação de uma escola aberta a todos.
A construção de uma escola
inclusiva requer um desejo coletivo de mudança, de enfrentamento de barreiras
e, principalmente, uma constante busca visando a aprendizagem de todos. Uma escola inclusiva é uma construção
de possibilidades e de saberes.
Desse modo, necessitamos ouvir os
professores que recebem esses alunos, conhecer os desafios que enfrentam e as
alternativas por eles encontradas. Muitos professores consideram que a ausência
de disciplinas, durante os cursos de formação, é um empecilho para trabalhar
com alunos que apresentem necessidades educacionais especiais. Porém outras
posturas são assumidas frente à inclusão, e precisamos conhecê-las melhor.
Aceitar o desafio da inclusão é ir além, é ultrapassar barreiras, e a mais
conhecida delas é a ausência de formação para trabalhar com alunos cujas
necessidades educacionais especiais não foram abordadas durante o curso de
magistério ou de graduação.
Desta forma, a educação inclusiva e o ensino
de arte têm como principal desafio acolher todos os alunos e oferecer a eles as
mesmas oportunidades educacionais e artísticas,promovendo o processo
ensino-aprendizagem,além de também trabalhar com as diferenças dificuldades e
limitações individuais nas suas mais diversas relações no interior da
instituição escolar.Para que isso se efetive é necessário abandonar as ideias
inativas e as teorias evolucionistas e genéticas, que acreditam na concepção
imutável, pronta e acabada do homem, da sociedade e da educação.
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