segunda-feira, 25 de março de 2013

Arte na Inclusão


Arte na Inclusão

Atualmente vemos um crescente na inclusão escolar no que se refere a crianças com necessidades especiais. Antigamente, devido ao preconceito por parte da sociedade essas crianças eram quase que escondidas e quando frequentavam alguma escola, eram essas especiais para a aceitação desses casos.

Ainda hoje existe o preconceito, que vai diminuindo à medida que as escolas abrem suas portas para a inclusão. As crianças ditas “normais” aceitam tranquilamente o outro. A dificuldade de aceitação fica por parte dos responsáveis que ainda temem um rendimento deficiente para seus filhos no aprendizado escolar.

Isto deixa de ser verdade à medida que as escolas estão se preparando para receber esse tipo de cliente que vem aumentando a cada dia.

A necessidade maior, é que capacitem  profissionais para esse acompanhamento, pois a realidade é que há necessidade de uma atenção maior e mais focada nesta criança. Em algumas escolas particulares contratam-se mediadores (pessoas responsáveis por fazer o vínculo entre aluno e professor), com formação nesta área, para haver resultados positivos com aproveitamento satisfatório para escola/família. Ainda assim encontramos barreiras, pois o custo desta educação é elevado para a maioria, pois além da mensalidade, paga-se a mediação.

No ensino público, onde a realidade é oposta, os obstáculos são bem maiores, pois para cada escola existe  em média apenas dois cuidadores que são responsáveis pela totalidade das crianças especiais.

A Arte em todas as suas formas de linguagens tem papel fundamental para colaboração na inclusão em todos os níveis. Trabalhar a Arte vai contribuir de forma decisiva no crescimento e construção dessa criança, pois vai atingir a parte mais sensível e criativa que é inerente em todo ser humano. Para as crianças com necessidades especiais o papel da arte é fundamental, pois a maioria tem sensibilidade maior  numa área onde supre a sua deficiência. Além do mais o trabalho do fazer traz o resultado concreto, o que os deixa muito satisfeitos e orgulhosos por perceberem que são capazes e iguais aos seus colegas de turma.

 

Regina Moura de Sá

Thuane Cristine de Sousa Pires

5º Período – Artes Visuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário