Arte na Inclusão
Atualmente vemos um
crescente na inclusão escolar no que se refere a crianças com necessidades
especiais. Antigamente, devido ao preconceito por parte da sociedade essas
crianças eram quase que escondidas e quando frequentavam alguma escola, eram
essas especiais para a aceitação desses casos.
Ainda hoje existe o
preconceito, que vai diminuindo à medida que as escolas abrem suas portas para
a inclusão. As crianças ditas “normais” aceitam tranquilamente o outro. A
dificuldade de aceitação fica por parte dos responsáveis que ainda temem um
rendimento deficiente para seus filhos no aprendizado escolar.
Isto deixa de ser
verdade à medida que as escolas estão se preparando para receber esse tipo de
cliente que vem aumentando a cada dia.
A necessidade maior, é
que capacitem profissionais para esse
acompanhamento, pois a realidade é que há necessidade de uma atenção maior e
mais focada nesta criança. Em algumas escolas particulares contratam-se
mediadores (pessoas responsáveis por fazer o vínculo entre aluno e professor),
com formação nesta área, para haver resultados positivos com aproveitamento satisfatório
para escola/família. Ainda assim encontramos barreiras, pois o custo desta
educação é elevado para a maioria, pois além da mensalidade, paga-se a
mediação.
No ensino público, onde
a realidade é oposta, os obstáculos são bem maiores, pois para cada escola
existe em média apenas dois cuidadores
que são responsáveis pela totalidade das crianças especiais.
A Arte em todas as suas
formas de linguagens tem papel fundamental para colaboração na inclusão em
todos os níveis. Trabalhar a Arte vai contribuir de forma decisiva no crescimento
e construção dessa criança, pois vai atingir a parte mais sensível e criativa
que é inerente em todo ser humano. Para as crianças com necessidades especiais
o papel da arte é fundamental, pois a maioria tem sensibilidade maior numa área onde supre a sua deficiência. Além
do mais o trabalho do fazer traz o resultado concreto, o que os deixa muito
satisfeitos e orgulhosos por perceberem que são capazes e iguais aos seus
colegas de turma.
Regina Moura de Sá
Thuane Cristine de
Sousa Pires
5º Período – Artes Visuais
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