segunda-feira, 4 de março de 2013

O QUE É ARTE?

O que é arte?
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Mas é difícil definir exatamente o que é arte. Não existe uma resposta acabada, já que são muitas as concepções. Mesmo assim, algumas produções humanas são facilmente identificadas como "obras de arte".
Para compreender uma obra de arte, é preciso considerar o contexto em que ela foi produzida. Ou seja, a arte é influenciada por um pensamento, uma ideologia, uma época ou lugar.
A arte é necessária?
Para que possamos ter várias funções na sociedade e na cultura interpretar o mundo, provocar emoções e reflexões; expressar o pensamento o mundo artístico;explicar refletir a história humana; questionar a realidade; representar crenças de povos entre muitas outras pluralidades culturais.
Porque a arte existe?
Porque é preciso exteriorizar nossas emoções,sentimentos,pensamentos e muitas vezes algumas insanidades,retratar nossa cultura e todo nosso entorno,viver apenas não basta,é preciso escrever nossa história e marcar nosso tempo,escrever novas histórias.
A arte é eternamente importuna, permanentemente revolucionária. Assim é porque o artista, na medida da sua grandeza, sempre confronta o desconhecido, e o que traz de volta desta confrontação é uma novidade, um novo símbolo, uma nova visão da vida, a imagem exterior de coisas interiores. Sua importância para a sociedade não é o fato de que ele exprime opiniões recebidas ou dá expressão clara aos sentimentos confusos das massas: um perturbador da ordem vigente.

A arte é cultura. É fruto de sujeitos que expressam sua visão de mundo, visão esta que está atrelada a concepções, princípios, espaços, tempos, vivências. O contato com a arte de diversos períodos históricos e de outros lugares e regiões amplia a visão de mundo, enriquece o repertório estético, favorece a criação de vínculos com realidades diversas e assim propicia uma cultura de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, podendo contribuir para uma cultura de paz. O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e idéias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.
Um outro argumento em defesa da arte na educação passa pela sua importância ao desenvolvimento cognitivo dos aprendizes, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento, tais como matemática, línguas, história e geografia. Um exemplo mais evidente é a melhor compreensão da história, de seus determinantes e desdobramentos através do conhecimento da história da arte e das idéias sobre as quais os movimentos artísticos se desenvolveram. Não existe dicotomia entre arte e ciência, entre pensar e sentir, entre criar e sistematizar, e a fragmentação do conhecimento é uma falácia que tem estado presente na educação, devendo ser superada, pois o ser humano é íntegro e total.

É possível ensinar arte?
Sim. Através da linguagem artística podemos ensinar várias manifestações culturais de formas diferentes, através do que é passado para o seu aluno cada um absorve de maneira diferente este ensinamento pois, cada um possui visão diferenciada.
5º período de artes visuais
Vânia Campos Linhares e Luciana Medeiros





");

Nenhum comentário:

Postar um comentário