segunda-feira, 4 de março de 2013

Arte necessária

Várias são as definições existentes sobre arte nas literaturas encontradas sob autoria de diversos estudiosos. Pensamos que arte é a faculdade de expressar, nas suas linguagens, as manifestações do sentir através de dons, aptidões e talentos, tornando exterior aquilo que está nas profundezas do nosso ser.
Entendemos que a arte é necessária, pois ela é inerente à vida humana e marca historicamente a sociedade desde seus primórdios. É fundamental para o homem, desde sua formação inicial, o contato direto com a arte para que sua estrutura psicológica se desenvolva de maneira harmônica beneficiando sua faculdade do sentir, do criar e do expressar em qualquer área de atuação em sua vida, seja profissional, afetiva ou social.
 
Temos observado diversos trabalhos no campo artístico e cultural realizados em comunidades carentes em nosso país e vemos os resultados positivos demonstrando-nos a grande necessidade de inserir a arte na infância para que comece a haver uma transformação modificando hábitos e comportamentos, inserindo na sociedade crianças e jovens com talentos que estariam adormecidos se não fossem estimulados por projetos dentro e fora da escola.
A arte existe para que haja um conhecimento geral através da cultura e é possível ensiná-la através de seu contexto histórico, suas técnicas e sua estética. A arte é para ser produzida, divulgada e apreciada. Para aqueles que não têm fácil acesso à arte é possível levar esse conhecimento,já que existe dentro do contexto cultural de cada povo, sendo demonstrada através dos seus costumes e suas tradições, pois a arte para muitos é um modo de vida.
A arte está presente em todos os momentos mesmo que inconscientemente.
 
Regina Sá
Isabela Nunes
5º período de Artes Visuais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário